Promotor
Escola de Mulheres - Oficina de Teatro, Lda
Sinopse
“Ana, Carolina e Adelaide: ainda estamos aqui” retrata as republicanas e ativistas pelos direitos das mulheres Ana de Castro Osório, Carolina Beatriz Ângelo e Adelaide Cabete, as suas reivindicações e conquistas no séc. XX, e a relação com questões atuais como o feminicídio, a assimetria de oportunidades laborais e a objetificação das mulheres.
Entre as suas várias ações, Ana de Castro Osório publicou aquele que é considerado o primeiro manifesto feminista português e impulsionou a promulgação da Lei do Divórcio e as Leis da Família. Carolina Beatriz Ângelo foi a primeira mulher a realizar uma cirurgia e a votar em Portugal. Adelaide Cabete lutou pela alfabetização das mulheres, por melhores cuidados de saúde e higiene para as grávidas e para as crianças. Estas mulheres, através do conhecimento e das suas ações, conquistaram direitos de que ainda hoje usufruímos.
“Ana, Carolina e Adelaide: ainda estamos aqui” pretende divulgar as vidas e as obras destas mulheres, refletir sobre a marginalização delas na História portuguesa e contribuir para originar outros imaginários de feminino nas antigas e nas novas gerações. Simultaneamente, questionar sobre quais os direitos ainda faltam ser conquistados e sobre quais as crenças e os interesses instalados há séculos, ainda vigentes na nossa sociedade, que contribuem para a perpetuação de um imaginário que promove um papel de submissão e inferioridade às mulheres e casos de violência como feminicídios.
Ficha Artística
Ideia original, texto e direção artística: Julia Brito
Encenação: Margarida Cardeal
Interpretação: Rita Cruz, Rebeca Duarte e Julia Brito
Cenografia: Mafalda Matos
Figurinos: Clara Pache e Anderson Luiz de Souza
Desenho de Luz: Diana dos Santos
Investigação em História: Raúl de Figueiredo
Apoio à Dramaturgia: Federica Balbi e Raúl de Figueiredo
Design gráfico: Rui Miguel
Fotografia e Vídeo: Hugo Nunes
Operação de Luz e Som: Janaína Gonçalves
Interpretação em LGP: Teresa Vasconcelos
Produção: Margarida Sá - ATO LIVRE
Apoios
República Portuguesa – Cultura, Juventude e Desporto / Direção-Geral das Artes
Fundação GDA
Escola de Mulheres
Pólo Cultural Gaivotas Boavista
Câmara Municipal de Lisboa
Rede de Bibliotecas Municipais
Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
Preços
Descontos
- >65 e <30
- DIA DO ESPECTADOR
- P. Espetáculo e Parceiros
- Residentes Arroios