Promotor
TMF - Serviços Municipalizados de Faro
Sinopse
Uma coreografia flamenca que faz ressoar os conflitos e a natureza assimétrica da Humanidade.
Paraíso de los Negros é uma coreografia flamenca que se alimenta da tensão entre os princípios de liberdade e autoridade que atravessam Poeta em Nova Iorque, de Federico García Lorca; da essência dos opostos presente na obra homónima de Carl Van Vechten; da filosofia telúrica da negritude de Léopold Sédar Senghor; e da reivindicação do desejo negro de Nina Simone. A negritude surge aqui como um eco cúmplice, onde ressoam conflitos que mantêm a Humanidade refém da sua natureza assimétrica.
Paraíso de los Negros é uma obra sobre a busca perpétua da felicidade. Explora os limites e limitações humanas que, assumindo diferentes rostos, enlameiam e contaminam o caminho do direito ao desejo; ausculta figuras e aparências, sempre líquidas e inaprensíveis, que tolhem o fôlego do livre-arbítrio; e dialoga com barreiras que se impõem como guilhotina sobre o pescoço das utopias ou como imagens, pensamentos e sentimentos que se erguem como muralhas para invisibilizar o Outro. O Outro como extensão do desejo e não como inimigo.
Aqui, o princípio lorquiano da liberdade é um pássaro preso a um galho untado de cola.
Ficha artística e técnica:
Direção e cenografia - María Pagés, El Arbi El Harti
Coreografia, direção musical e figurinos - María Pagés
Dramaturgia - El Arbi El Harti
Música - Rubén Levaniegos, David Moñiz, Sergio Menem, María Pagés
Élégie de Fauré – Adaptação e arranjos - Sergio Menem
Letras - El Arbi El Harti
Desenho de iluminação - Pau Fullana
Desenho de som - Enrique Cabañas
Baile - María Pagés
Cante - Ana Ramón, Cristina Pedrosa
Guitarra - Rubén Levaniegos
Violoncelo - Sergio Menem
Violino - Graci del Saz
Percussão - Txema Uriarte
Distribuição - Bridge to Arts
María Pagés Compañía é uma referência incontornável da dança flamenca contemporânea, reconhecida internacionalmente pela sua capacidade de expandir a linguagem do flamenco sem perder a sua raiz. O seu trabalho distingue-se por uma poderosa fusão entre tradição e
criação contemporânea, onde o corpo, a música e a palavra dialogam com pensamento crítico, poesia e emoção. Em cada criação, a companhia propõe uma experiência artística intensa e comprometida, que coloca o flamenco no centro de uma reflexão estética e humana, afirmando-o como uma linguagem viva, universal e em permanente transformação.
Preços
1ª plateia - 22,00€
2ª plateia - 20,00€
50% desconto para os lugares de cadeira de rodas e respetivo acompanhante.
- Para a aquisição de bilhetes para os lugares de cadeira de rodas e respetivo desconto, contactar diretamente a bilheteira do Teatro Municipal de Faro, através dos seguintes meios: 289 870 074 e email: [email protected]
- Não é permitida a entrada a menores de 3 anos conforme o estipulado no Decreto-lei 23/2014, de 14 de fevereiro, na sua redação atual (art. 26ª).