Promotor
Orquestra de Câmara Cascais - Oeiras
Sinopse
J. Haydn e W. A. Mozart, apesar da diferença de idade que os separava, cultivaram uma relação de amizade marcada pelo respeito e admiração mútuos. Ambos tocavam violino de forma exímia. Os concertos de Mozart para este instrumento são indispensáveis no repertório de qualquer violinista. O profundo respeito do jovem Mozart pela figura e importância de Joseph Haydn, provou-se quando aquele lhe dedicou os quartetos que escreveu com 17 anos.
Por seu lado, Haydn considerou Mozart “o melhor compositor conhecido pelo seu nome e pela sua arte de composição”. Graças ao seu carácter amável e à importância da sua obra, Haydn foi apelidado por muitos jovens músicos de “Papa Haydn”, expressão também usada pelo próprio Mozart.
A Sinfonia “O Relógio” recebeu o seu título pelo facto de, no segundo andamento, a repetição rítmica reproduz o “tic-tac” de um relógio. Neste concerto, é ainda apresentado o violinista e compositor negro, Josef Boulogne.
Preços
Descontos