Promotor
Universidade de Coimbra - TAGV
Sinopse
Fabian Groys é um jornalista de renome na redação berlinense de uma revista de informação política. Tem andado a trabalhar numa reportagem de grande fôlego sobre as Forças Armadas e o modo como estas lidam com os inválidos de guerra. Porém, a investigação encontra-se num beco sem saída. A nível privado, as dívidas de jogo não lhe dão sossego, está praticamente falido e vê-se forçado a entregar o seu Porsche. Além disso, o chefe anda a querer impingir-lhe uma estagiária, que ele (para dela se poder ver livre pelo menos durante algum tempo) encarrega de uma pesquisa aparentemente insignificante: um homem que se lançou para um recinto com leões. A tarefa deverá manter Nadja ocupada, mas começam a acumular-se os indícios de que esse caso está ligado ao que ele mesmo anda a investigar. Com o tempo o enigma parece ir-se compondo de modo cada vez mais claro. Talvez até com demasiada clareza. Há algo que faz com que Groys desconfie. Será que pode confiar nas suas informações? Qual o papel das Forças Armadas e dos lobistas?
Ficha Artística
DE CHRISTOPH HOCHHÄUSLER
País Alemanha/França
Ano 2013/2014
Duração aprox. 1:50
Informações Adicionais
Christoph Hochhäusler
Christoph Hochhäusler nasceu em Munique em 1972. Estudou Arquitectura em Berlim e realização de cinema na Escola Superior de Cinema e Televisão de Munique (HFF). O seu filme final de curso foi Milchwald (Floresta de Leite), ao qual se seguiu a sua segunda longa-metragem intitulada Falsche Bekenner (Falsas Confissões). Depois do contributo para o filme de episódios Deutschland 09, recebeu o Prémio de Incentivo do Filme Alemão para o argumento do filme Unter dir die Stadt (Debaixo de ti a Cidade).
Apresentou no Festival Internacional de Cinema de Berlim (Berlinale) em 2011, em colaboração com Dominik Graf e Christian Petzold, o projecto conjunto Dreileben, que inclui três filmes independentes de 90 minutos realizados por Hochhäusler, Dominik Graf e Christian Petzold.
O seu último filme Die Lügen der Sieger (As mentiras dos vencedores, 2014) foi estreado em Roma. Hochhäusler é autor de vários trabalhos jornalísticos e teóricos sobre cinema, nomeadamente na qualidade de fundador e editor da revista de cinema Revolver.