Promotor
Cineclube de Faro
Breve Introdução
ALGARVE de Amélia Borges Rodrigues
Portugal, 1934, filme turístico, 10’
THE RIVER de Frank Borzage
EUA, 1928, filme parcialmente perdido, 52’
Acompanhamento ao vivo por Cristina Branco
Amélia Borges Rodrigues é um nome desconhecido. Apesar disso, foi uma mulher que realizou cerca de 40 filmes turísticos sobre regiões de Portugal, os quais, na altura, circularam pelo Brasil e pelas colónias em África. A pequena que aqui se mostra revela o talento da realizadora que, talvez por ser mulher, teve pouco financiamento para continuar a sua carreira. Faz parte daqueles filmes que ficaram por fazer.
The River é um filme que esteve perdido e foi recentemente descoberto e restaurado. Apesar de não estar completo, com todas as imagens, é exibido com a informação das cenas em falta. Mesmo com essas lacunas, é uma obra esplendorosa e reveladora do grande cineasta que era Borzage. Trata-se de uma história da iniciação ao amor, entre um jovem viajante e uma mulher experiente, com uma aura de erotismo subtil e elegantes interpretações de Charles Farrell e Mary Duncan.
Notas Suplementares
Nesta 3ª edição do VIDEO LUCEM, propomos uma experiência CineCultural & Food Tour. Um roteiro histórico-cinematográfico que inclui jantar.
Bilhete individual: 49€