Promotor
Ágora - Cultura e Desporto do Porto, E.M., S.A.
Breve Introdução
SARA SILVA, THAMIRIS CARVALHO & VINICIUS FERREIRA / BETON
A supervalorização dos espaços urbanos está protegida pela noção de evolução, na qual não cabem constrangimentos quando o fim é uma acidental ressignificação de uma popu-lação ou o seu controlo propositado.
SARA SILVA é natural do Porto. É bailarina, professora, coreógrafa e diretora da Companhia de Dança de Matosinhos. Formada em dança clássica e contemporânea por Central School of Ballet e Northern School of Contemporary Dance, coreografia por FAICC-Companhia Instável. Entre outros projetos dançou com Phoenix Dance Theatre, Companhia de Dança do Norte, Vórtice Dance, Abundance, Kale Companhia de Dança e Companhia de Dança de Matosinhos. É cofundadora de Corpo de Encontro e estuda de momento na Universidade Palucca Dresden.
THAMIRIS CARVALHO (Brasil, 1991) é bailarina profissional sediada em Portugal desde 2013 e iniciou sua carreira em 2008 no Rio de Janeiro, com Deborah Colker e Esther Weitzman. No Porto, integrou a Kale Companhia de Dança, participando em peças de Isabel Ariel, Elisabeth Lambeck, Joclécio Azevedo e Paula Moreno. Recentemente interpretou peças de Davis Freeman, Sara Barbosa/O Cão Danado, Renan Martins de Oliveira, Ballet Contemporâneo do Norte e Carlota Lagido. Cofundadora de Corpo de Encontro e integrante do FAICC 2019 /Companhia Instável.
VINICIUS FERREIRA é fotógrafo, documentarista e artista visual. Formado em jornalismo pela Universidade Positivo e documentário pela EICTV (Cuba), atualmente frequenta o mestrado Multimédia Cultura e Arte na Faculdade de Engenharia do Porto. Dedica-se a traduzir temas latentes da sociedade em diferentes linguagens visuais por meio da fotografia, vídeo e videoarte. Participou de exposições coletivas e individuais, além de realizar cobertura para jornais e revistas nacionais e internacionais.
ANA MULA / CUECAS EM 8
Quando se é novo num lugar, há um conjunto de confrontos e inquietações que condicionam a estada de uma pessoa nesse novo universo. Cuecas em 8 pretende ser uma espécie de manifesto sobre o processo de adaptação de uma mulher num país estrangeiro, nomeadamente a partir dos testemunhos das próprias intérpretes e de narrativas recolhidas junto de comunidades locais. Estes pareceres, que são, de alguma forma, padeceres, exploram como é que os sintomas destas adaptações e inadaptações, partilhados por mulheres de diferentes nacionalidades, se manifestam em intérpretes não vacinadas. Ana Mula
ANA MULA (Espanha, 1991) é diretora artística e atriz pela ESMAE. O seu trabalho foca-se em investigações que abordam teatro, dança e performance. Participou no festival europeu para jovens encenadores Fast Forward. Conta com a criação das peças: Percaminho, Autólise e Embalagem. Está em processo de criação do projecto Fondo com o apoio do Fundo de Fomento Cultural.
Ficha Artística
BETON
Coreografia e interpretação Sara Silva, Thamiris Carvalho & Vinicius Ferreira
CUECAS EM 8
Conceção e direção artística Ana Mula
Encenação Ana Mula, Janne Schröder
Coreografia Darya Efrat, Sara Montalvão
Apoio à coreografia Francesca Perrucci
Produção Alicia Cano
Apoio à produção Sekoia Artes Performativas
Elenco Dayra Efrat, Sara Montalvão, Janne Schröder
Banda sonora Blanc Motif
Apoio à dramaturgia Luís Mestre
Dispositivo cénico Diana Pereira
Figurinos Maria Coelho
Registo fotográfico Rui Pedro Ribeiro
Vídeo Duda Affonso
Edição de vídeo Gil Monteverde
Apoio Fundação Calouste Gulbenkian
Notas Suplementares
RÉCITA ONLINE:
O bilhete adquirido pode ser utilizado durante o período de disponibilização do espetáculo na sala virtual do TMP na Bilheteira Online (BOL).
O bilhete permite uma única visualização por IP/dispositivo.
A partir do momento em que a entrada na sala virtual é ativada, o bilhete é válido durante 150 minutos (2h30).
A compra de bilhete está disponível até 3 horas antes da sessão terminar.