Promotor
Município de Lagoa
Sinopse
Duo Vladislav Bláha & Tanja Drobysh apresenta um som único e inovador que vai além da instrumentação tradicional. O duo rapidamente chamou a atenção do público e de renomados compositores checos como Milos Stedron e Milan Tesar, que compuseram peças especialmente para o duo. Suas performances criam uma atmosfera calorosa e envolvente, cativando ouvintes de todas as gerações com sua comunicação musical dinâmica e expressiva. O duo apresenta um repertório vibrante e diversificado, incorporando elementos dos gêneros clássico, folclórico e jazz. De composições barrocas a obras de Leoš Janácek e Miloš Štedron, da música latino-americana de Jorge Cardoso e Astor Piazzolla a canções românticas de jazz de Milan Tesar, o repertório do concerto oferece uma rica variedade de peças cativantes. Além disso, eles apresentam adaptações de músicas folclóricas do sul da Morávia, incluindo composições modificadas pelo compositor inglês John W. Duarte, bem como melodias tradicionais da Bielorrússia.
Luís Coelho é músico e guitarrista. Deu os primeiros passos com a guitarra portuguesa sob a orientação do seu pai. Aos 19 formou-se com nota máxima no exame final da EMCN (Escola de Música do Conservatório Nacional). Mais tarde estudou no Museu do Fado com o Mestre António Parreira e depois continuou na ESART (Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco), estudando com o Mestre Custódio Castelo. Aqui licencia-se em música, novamente com nota máxima, no exame final do seu instrumento.
Luís Coelho tem apresentado o seu trabalho em vários palcos nacionais e internacionais, colaborando com vários fadistas e com projetos de música e dança contemporânea.
Na sua obra "Contos de Cordas", as composições originais assentam em sonoridades da guitarra portuguesa, guitarra clássica, contrabaixo e harpa e apresentam uma paisagem sonora inspirada na música tradicional portuguesa e clássica, procurando um equilíbrio na sua fronteira. A combinação da guitarra portuguesa com a harpa é uma novidade que este disco apresenta: uma nova paisagem sonora. Nos concertos ao vivo, Luís Coelho tem-lhe acrescentado o piano, o que enriquece o som que pode ser apreciado pelo público.
Todas os temas foram compostos pelo guitarrista Luís Coelho. Para este concerto, tiveram arranjo para guitarra portuguesa (Luís Coelho), harpa (Salomé Pais Matos), contrabaixo (Carlos Barreto), piano (André Gomes) e viola de fado (Carlos Manuel Proença).
Entre outros palcos, Luís Coelho já apresentou "Contos de Cordas" no Festival "Há Fado no Cais", no CCB (Lisboa); Festival Literário "Fólio" (Óbidos); Journées Internationales de la Harpe (Caraíbas); Festival "Outono Vivo" (Praia, Açores) e Ciclo de Música "Guitarras" (Mafra).
Vladislav Blaha é reconhecido como um dos melhores violonistas checos. Ele se apresentou em renomados locais em todo o mundo, incluindo o Carnegie Hall em Nova York e o Royal Festival Hall em Londres, tornando-se o primeiro violonista da República Tcheca a alcançar tal feito. Com mais de 50 países na Europa, Ásia, América do Norte e do Sul em sua agenda de concertos, o talento de Blaha cativou o público ao redor do mundo.
A excepcional habilidade de Blaha lhe rendeu prêmios em quatro competições internacionais de violão, nomeadamente em Volos, Esztergom, Kutna Hora e Markneukirchen. Além disso, ele recebeu uma medalha de bronze na Competição Radio France realizada em Paris.
Atualmente, Blaha é professor de violão na Academia Janacek de Música em Brno e no Conservatório de Brno. Ele ocupa o cargo de Presidente da Sociedade de Violão Clássico da República Tcheca e Presidente do Festival Internacional de Violão e Cursos BRNO. Para obter informações mais detalhadas, visite o seu site: www.vlblaha.cz.
A formação acadêmica de Blaha inclui estudos no Conservatório de Brno e no F. Liszt College of Music, em Weimar, Alemanha. Ele obteve o título de Doutor em Artes pela Academia de Música de Bratislava, na Eslováquia. Atualmente, ele ocupa a posição de Professor de Guitarra na Academia de Música Janacek, em Brno, República Tcheca.
Como prova de sua influência no campo da música, 28 compositores de 16 países dedicaram obras a Blaha. Compositores notáveis incluem Leo Brouwer, J. Morel, J.W. Duarte, F. Kleynjans, C. Cardosso, N. Koshkin (Usher Waltz), M. Tesar, A. Tucapsky, M. Stedron e M. Linnemann. Blaha teve o privilégio de realizar estreias mundiais de obras de compositores renomados como Leo Brouwer, Stepán Rak e Václav Kucera, entre outros. Você pode assistir à sua performance da peça de Leo Brouwer neste link: http://www.youtube.com/watch?v=a0Ov27_7bcA.
Ao longo de sua carreira, Blaha se apresentou em prestigiosas salas de concerto em cerca de 50 países da Europa, Ásia e América Latina. Suas cativantes performances nos Estados Unidos lhe renderam a cidadania honorária da cidade de Dallas.
A habilidade musical de Blaha é demonstrada em sua extensa discografia. Ele gravou sete CDs solo, seis CDs como solista em colaboração com outros músicos, e seu trabalho foi destaque em gravações de rádio e televisão em vários países.
Tanja Drobysh é uma musicista distinta que se destaca ao tocar violão, o instrumento folclórico bielorrusso domra, bandolim e cantar. Embora tenha nascido em Praga, República Tcheca, passou a maior parte de sua vida na Bielorrússia. Sua jornada musical começou na Escola de Música Central Mikhail Glinka em Minsk, onde estudou violão e o instrumento folclórico domra. Ela aprimorou suas habilidades na Academia Nacional de Música Bielorrussa em Minsk e recebeu treinamento vocal privado.
O repertório de Drobysh gira principalmente em torno da música clássica, mas ela também tem uma profunda apreciação pelo folclore. Ao longo de sua carreira, ela liderou vários grupos folclóricos, trabalhou como professora de música em diversas escolas de música e participou ativamente de inúmeros festivais de música. Suas cativantes performances a levaram a salas de concerto na Bielorrússia, Polônia, Espanha, Áustria, EUA e República Tcheca
Preços