Promotor
Câmara Municipal de Almada
Breve Introdução
I CICLO DE CINEMA TRANSTAGANO | 4 A 12 DE JANEIRO
Ciclo de Cinema direcionado para a temática transtagana que assinala os 50 anos do 25 de Abril, o 9º aniversário do Cante Património da Humanidade e o centenário do nascimento de Urbano Tavares Rodrigues. Inicia-se, justamente, com o documentário Adeus à Brisa, realizado por Possidónio Cachapa, presente na sessão de abertura e encerra com a referência à poetisa Florbela, de Vicente Alves do Ó.
Seis filmes de cinco realizadores, interessantes e sedutores, que nos transportam para a essência da Mátria Alentejana.
O Ciclo de CinemaTranstagano é uma organização da Câmara Municipal de Almada com os apoios do Centro de Estudos Documentais do Alentejo e da Junta de Freguesia da Charneca da Caparica .
Sinopse
Existe um bosque ancestral na Península Ibérica que conserva uma biodiversidade extraordinária: é o Montado. Na Idade Média as comunidades rurais decidiram eliminar parte dos bosques que rodeavam as suas vilas de modo a evitar emboscadas por parte de invasores.
Esta estratégia bélica foi-se estendendo paulatinamente ao longo das planícies douradas, dando origem a um modelo florestal tipicamente ibérico onde o aproveitamento de recursos conviveu sempre em harmonia com a vida selvagem.
Desde então, as aves mais lendárias do Mediterrâneo constroem os seus ninhos nos ramos destas velhas árvores e, sob as suas copas, uma infinidade de seres participa no banquete dos frutos, enquanto outra multitude de criaturas se esconde nas suas concavidades. Mas acima de tudo, o Montado é um campo de batalha – é o lugar onde os grandes herbívoros se desafiam, onde águias formidáveis caçam, onde, sob a pressão dos mangustos, convivem os maiores répteis da Europa e onde atrás das flores se escondem predadores com as camuflagens mais fantásticas.
Realizador
Joaquín Gutiérrez Acha
Categoria
Documentário
Montado
VIDEO