Promotor
Uguru II Produções, Unipessoal Lda
Breve Introdução
PEDRO MOUTINHO – Tour 2016
Costuma dizer-se que “quem sai aos seus não degenera”. Mas nesta altura do campeonato já é injusto para Pedro Moutinho voltar a invocar a linhagem a que pertence. Com seis álbuns aclamados pela crítica, e um Prémio Amália em carteira, Pedro Moutinho já provou que o caminho que percorre é apenas seu e nada deve ao apelido que partilha com os irmãos Carlos e Hélder.
O seu primeiro álbum, Primeiro Fado, foi editado em 2003 e agora em 2016, Pedro regressa com um novo trabalho – O Fado em Nós. Gravado no coração das memórias fadistas - o Museu do Fado - fora da convencionalidade dos estúdios, tem esse sabor especial do fado ao vivo, com todos nós virtualmente a assistir.
É Pedro Moutinho inspirado, maduro, eco de histórias do fado feitas nossas, quando nos sentimos delas. Em NÓS estão evocações de uma Hermínia Silva ou de um Carlos Ramos. Estão poetas de sempre, como Fernando Pessoa ou Alexandre O'Neill e, as actualíssimas Manuela de Freitas, Amélia Muge ou Mª do Rosário Pedreira.
Neste disco, recebido pela crítica portuguesa com uma pontuação de 5 estrelas e artigos altamente entusiastas, Pedro Moutinho faz aos temas tradicionais aquilo que a família faz quando nos transmite as suas características: o olhar da avó, o sorriso do tio, as mãos do pai. Reforça nessas semelhanças o que somos e o que temos de único e contemporâneo. Põe o fado ao espelho como nos põe a nós. Remete-nos para quem somos. Renova-se e renova-nos. Moderniza os nossos sentidos ao escutá-lo.
Pedro Moutinho regressou. Ouvi-lo é descobri-lo em nós. Aqui e sempre. Um clássico.
“No ano em que completará 40 anos de vida, assina a sua obra de maturidade, a sua obra-prima. O Fado em Nós (…) tem o mais genuíno e nobre pulsar fadista na voz do mais novo de três irmãos notáveis. Ouçam-no como numa casa de fados, com a bênção do silêncio.”
Nuno Pacheco in Ípsilon, Público (*****)